×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Semana da Consciência Negra

Data de publicação: 12 de novembro de 2019


A Semana da Consciência Negra é uma oportunidade de promover a igualdade racial e enaltecer om papel de homens e principalmente, mulheres negras na formação do nosso município! Em 2019, o tema é “Mulher Negra como protagonista de sua história”. Este ano, as ações ocorrem em diversos espaços, onde valorizaremos o trabalho desenvolvido em cada uma de nossas escolas! Venha prestigiar nossa cultura Afroaçoriana!

 

Programação (em construção):

 

16/11 (sábado)

Festa do Dia Consciência Negra – Beco dos Colodianos

Horário: 9h às 18h

Local: Associação Comunitária Quilombola Beco dos Colodianos

- Apresentação das Mulheres Quilombolas do Beco dos Colodianos e dos Teixeiras

- Roda de conversa

- Entrega do Prêmio Zumbi e Dandara

- Almoço

- Apresentação do Terno de Reis da Casca, Teatro Quicumbi, artesanato e outros

 

20/11 (quarta-feira)

Roda de Conversa: O Litoral Negro do Rio Grande do Sul – Daiane Molet

Horário: 19h30

Local: Auditório Mathias Azambuja Velho

 

Atividades Permanentes

Exposição de trabalhos da Escola Municipal Fundamental Dinarte da Silveira Martins no saguão da Prefeitura Municipal de Mostardas

Atividades desenvolvidas do Jardim I ao 9º ano da Escola Municipal Fundamental Nossa Senhora Aparecida

A Escola Municipal Fundamental Ruy Miguel Collares Victorino realizará atividades na própria escola do dia 12/11 ao dia 20/11 envolvendo roda de conversa, filmes, pesquisa sobre comidas típicas, sendo que no dia 20/11 ocorrerá Amostra dos Trabalhos e Merenda Especial.

A Escola Municipal de Educação Infantil Dona Iolanda Tesche estará desenvolvendo o Projeto “A Cora da Consciência” com várias propostas de atividades para que os professores desenvolvam ações de promoção da igualdade racial nos seus planos de aula.

Na Escola Municipal de Educação infantil Vó Tota, cada turma irá desenvolver o seu projeto sobre Consciência Negra,  tendo também atividades coletivas com dramatização,  desfile Afro  com vestimentas,  pinturas e músicas africanas, homenagens a personalidades negras da nossa comunidade,  incluindo a nossa corte da XIX Ovearte, assim como  exposição de trabalhos no corredor da escola que estará toda mobilizada e organizada para trabalhar esta temática tão importante e rica presente na  nossa história e cultura.

 

Na Escola Municipal Fundamental Marcílio Dias serão desenvolvidas atividades durante toda a semana, dentre elas, o Filme “O menino que descobriu o Vento”, visita a Comunidade Quilombola do Beco dos Colodianos, alunos das comunidades dos Teixeiras e Colodianos falando e mostrando com fotos suas comunidades, trabalhos em sala de aula abordando arte, música, religiosidade, história, brincadeiras e lanche típico.

Observação: Programação sujeita a aleterações!

Organização: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

© Copyright 2019 - Direitos reservados à Prefeitura de Mostardas/RS

topo