Entulho: O que fazer???

Data de publicação: 16 de outubro de 2019

Entulho são resíduos de construção civil, restos de obras ou de demolição. O volume gerado pelas atividades da construção civil é significativo e por isso é considerado um problema a ser enfrentado pelo gerador e também pelos órgãos públicos.

O Brasil produz 84 milhões de m3 aproximadamente, de resíduos oriundos da construção civil e da demolição, segundo dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição (Abrecon).

A falta de gerenciamento deste resíduo gera desperdício, considerando que para a obra teve um custo financeiro e ambiental. Por isso, é importante conhecer os resíduos que são gerados na sua obra, para evitar prejuízos e principalmente, dar o destino adequado!

Aqui em Mostardas, o volume é bastante significativo, e muitas vezes é colocado em local incorreto gerando problemas ao meio ambiente e a saúde pública. Exemplo disso, são focos de lixo no entorno da cidade!

A responsabilidade pelos entulhos é do próprio gerador e para isso, deve ser contratado serviço e aterro devidamente licenciado para o destino ambientalmente sustentável.

Conforme informação da Fepam, Mostardas conta com um Aterro privado devidamente licenciado.

O Município, através das Secretarias do Meio Ambiente, Obras e Assistência Social, oferta as pessoas carentes, o serviço de tele-entulho. Para isso, basta que as pessoas se dirijam a Secretaria de Assistência para que tenham uma avaliação socioeconômica de suas condições para que possam ter acesso a este serviço!

O QUE PODE SER COLOCADO NO CONTÊINER?

Materiais compostos de cimento, cal, areia e brita, concretos, argamassa, blocos de concreto, materiais cerâmicos, telas, manilhas, tijolos, azulejos, restos de poda, galhos de árvore, solo, gesso, metal, madeira e móveis inservíveis.

O QUE NÃO PODE SER COLOCADO NO CONTÊINER?

Resíduos domiciliares orgânicos e recicláveis. Estes materiais devem ser direcionados para a coleta que ocorre em dias específicos na área urbana e rural.

Para saber mais informações, procure a Secretaria Municipal do Meio Ambiente no seguinte endereço:

Endereço: Rua 11 de Abril, 662
Telefones: (51) 3673-1983
Email: meio.ambiente@mostardas.rs.gov.br
Atendimento: Segundas-feiras a Sextas-feiras das 08h às 11h30min e das 13h às 16h30min Outros emails: ambientemostardas@yahoo.com.br

#VamosCuidardoLixo

#MostardasMaisLimpa